top of page

 
 
 
 
 
 
Resultados
 
Em qual das SÉRIES ABAIXO, você teve mais e menos frases marcadas? 
SÉRIE A – VISUAL
SÉRIE B – AUDITIVO
SÉRIE C – CINESTÉSICO

  • A série em que você teve um maior número de frases marcadas, é o seu perfil mais predominante de comunicação. Isso significa que no dia a dia você se comunica muito mais por meio desse perfil sensorial. 

  • A série em que você teve um menor número de frases marcadas é o seu perfil menos predominante de comunicação. Quando um perfil é menos predominante devemos ficar atentos e observar se este perfil menos predominante não está comprometendo nossas relações comerciais com nossos clientes, amigos, colegas de trabalho e familiares. 

  • Agora, se você teve a mesma quantidade de frases marcadas para duas ou todas as séries, significa que você tem um perfil mais equilibrado de comunicação, ou seja, você se comunica no dia a dia por meio destes três perfis sensoriais. Algo que é muito bom!! 

 
Agora, leia abaixo sobre os seus perfis MAIS e MENOS predominante de comunicação, leia as características de cada um e veja se tem a ver com você. Lembrando que seus perfis são resultados das frases que você escolheu na seção anterior.  
 
CANAL VISUAL
Os visuais são pessoas mais ansiosas, rápidas, agitadas, impulsivas e, muitas vezes, gostam que suas posições prevaleçam, podendo até intimidar o interlocutor.​ Gostam de anotar tudo o que ouvem, porque assim conseguem assimilar melhor o que estão ouvindo. Quando estão em uma conversa, costumam desenhar na mente (cenário) o que o outro está falando/relatando. Um cliente visual, por exemplo, visualiza na mente dele tudo o que você fala da sua empresa e serviços. Ele imagina o espaço, o trabalho, a dinâmica. Isso porque o visual precisa "fotografar" mentalmente os cenários para se convencer de algo.  Os visuais dão valor para uma apresentação institucional da empresa muito bem feita. Há pessoas que são tão visuais que pesquisa seu nome no Linkedin só para ver como  você é visualmente. 

Pessoas com predominância do canal VISUAL, são mais ligadas na beleza e estética, nas formas, imagens e detalhes. Falam muito rapidamente porque as imagens se sucedem em sua mente como um filme. Entre o prático e o bonito, os VISUAIS sempre escolherão o bonito. Este perfil constrói imagens mentais sobre o que lê - o que facilita a absorção de assuntos e conteúdos. A visão é o seu principal aspecto sensorial na decisão de compra (na tomada de decisão). Não compram o que não veem. 

Tendem a se dispersar com facilidade durante uma conversa (muitas vezes com clientes) se algum elemento visual, fora do contexto presente , chamar mais atenção ao redor. Por isso, quando estiver em uma conversa, principalmente com clientes, deve evitar distrações externas. Deve concentrar-se no que o outro está dizendo para não passar a impressão de que não está dando a devida atenção. 

Os perfis visuais têm mais facilidade para identificar sinais não-verbais dos seus interlocutores. Se souberem usar isso a favor, sempre criarão um ambiente favorável de relacionamento e comunicação com clientes e todos que o envolvem. Exemplo: Se o VISUAL durante uma conversa com um cliente ou colaborador, perceber que ele balança demais os pés, as pernas, usa os dedos freneticamente para instrumentar a mesa de reunião ou olha para o relógio mais de uma vez, deve PARAR e analisar se está falando algo que o está incomodando ou se está se prolongando demais na explicação.
 
CANAL CINESTÉSICO
Pessoas com predominância do canal CINESTÉSICO estão mais sujeitas a sofrer nas relações. Para pessoas com este perfil, todas as experiências são físicas. São perfis que preferem conforto à beleza e buscam sempre o bem-estar, o prazer e o aconchego.

Os cinestésicos são socialmente orientados. Gostam de aparecer, adoram eventos, festas e oportunidades para interagirem com o outro. São mais emotivos e gostam de trazer para o presente as experiências passadas, causos, cases, cenários, memórias. Gostam de correr riscos e trabalhar na rua ou em funções que exijam contato com
pessoas e/ou causas sociais. São emocionalmente mais predominante. Sabe aquele cliente que você pergunta: como foi seu fim de semana? - e ele fala detalhes do cachorro, do filho, da viagem,  do restaurante, etc. - pois é, esses são os cinestésicos. 

 
São perfis que precisam ser abraçados, tocados, beijados para que se sintam amados e interessantes para os outros. Podem até se sentir agredidos quando não são correspondidos em suas necessidades de contato corporal. São pessoas mais espontâneas e com tendência a procurar emoções em primeiro lugar. No entanto, podem ser pouco objetivas, e a objetividade para alguns cargos, como de liderança e vendas é muito importante. 

Não gostam muito de fazer apresentações, elaborar gráficos, analisar planilhas, fazer apresentações em power points, mapas de trabalho. Ou seja, tudo que visualmente poderia ajudar no resultado do seu trabalho. Mas, lembre-se que, na sua plateia pode haver um cliente visual que tenha necessidade de ver coisas, imagens, mais do que senti-las.

Gostam de tocar o interlocutor enquanto conversam. Tapinhas no ombro ou segurar o braço. Os cinestésicos têm necessidade do contato físico, por isso, devem tomar cuidado quando estiverem com clientes. Um toque no braço para outra pessoa (seu cliente) que pode não ser cinestésico, pode parecer que você está criando uma intimidade que não existe.  

CANAL AUDITIVO
As pessoas com predominância AUDITIVA, não dão grande valor às aparências, mas sim às conversas, bom senso e inteligência. São equilibradas comunicativamente e estão sempre prontas a discutir os problemas pois acreditam na lógica dos argumentos. Assimilam melhor a linguagem falada do que a escrita. 
 
A memória para os sons é fantástica: são capazes de lembrar-se de coisas que lhes foram ditas há muitos anos atrás. O barulho, vozes estridentes ou ásperas podem "ferir" as pessoas auditivas. Apreciam músicas com letras bem elaboradas, que passam uma mensagem consistente.
 
Diferentemente do VISUAL, os AUDITIVOS não se convencem com imagens. Eles precisam ouvir sobre o que está sendo mostrado, caso contrário não acreditará somente nas imagens (folder, apresentações, sites, fotos, etc). São detalhistas quando ouvem e têm facilidade para uma escuta ativa que identifica necessidades implícitas e explícitas, o que já é um grande diferencial nas relações comerciais. Gostam de fazer perguntas quando estão em uma interação pessoal ou profissional (comercial). Um cliente auditivo, por exemplo, vai dar valor ao que  você verbaliza sobre sua empresa. Se você mostrar insegurança na voz ou não souber responder algo, ele já perde a confiança em contratar seu serviço. Portanto, esteja sempre preparado, porque nunca sabemos qual é o perfil mais predominante de comunicação dos nossos clientes.  

Trabalham melhor sozinhos sem a interferência de outras pessoas. Alguns desempenham muito bem atividades realizadas por telefone (vendas, atendimento ao cliente, SAC) justamente porque estas atividades requerem mais atenção com a escuta.

Normalmente, seus ambientes de trabalho são mais silenciosos, com no máximo (quando têm) uma música ambiente.
 
CONCLUSÃO
Não existe um perfil certo ou errado. Todos nós temos os três perfis. No entanto, quando temos um perfil muito mais ou muito menos predominante que outros e temos ciência disso, conseguimos melhorar nossas relações comerciais, entender a postura nossa e do nosso cliente e nos aproximar dele por meio de uma comunicação assertiva. Quando você descobre sobre seus perfis, você automaticamente identifica estes perfis também no seu interlocutor. 

Estes perfis podem mudar no decorrer de nossas vidas? 
Sim, com certeza! Vamos supor que você, amanhã, desista da sua atividade profissional atual e resolva abrir um restaurante ou estudar engenharia e se tornar engenheiro. Com certeza, você vai desenvolver outras habilidades e, consequentemente, outros perfis sensoriais de comunicação a medida que começar a praticar essa nova profissão e ficar mais inserido nesse ambiente.



Agora que você já conhece seu perfil predominante de comunicação, use-o de forma a melhorar seu processo comunicativo nas suas relações comerciais, profissionais e pessoais. Sucesso!!!
 
 

sITE_A.png

CONTATO

Estamos prontos para ajudar a esclarecer suas dúvidas. 

Preencha o formulário abaixo ou ligue para nossa equipe.

cursos@novigiconsultoria.com.br

+55 11 96419 7531  - WhatsApp 

Ao informar meu dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Nosso agradecimento! Entraremos em contato.

bottom of page