Como você responde seus e-mails? COM ou SEM emoção?
- Laine Oliveira

- May 27, 2020
- 2 min read
Updated: Mar 1, 2023

Quantas vezes, em situações de conflitos, trocamos e-mails com colegas, clientes, parceiros ou fornecedores? Muitas, não é mesmo? E é aí que mora o perigo! Normalmente, em situações de conflitos, a emoção sempre toma conta de uma das partes envolvidas na troca da mensagem, e a resposta acaba sendo imediata sem que o lado racional do cérebro interprete adequadamente o que o interlocutor quer dizer ou expressar. Quando estamos sob forte estresse emocional, o cérebro trabalha mais intensamente dificultando a compreensão e o raciocínio para lidar com as objeções, argumentos, negativas, devolutivas e/ou reclamações. Uma técnica interessante para acalmar o cérebro, enxergar o cenário e interpretar o texto com clareza e corretamente, é ler a mesma mensagem até 5 vezes e devagar - há aqueles que leem até 10. Leia, se possível, em voz alta. Perceberá que a voz será a sua e não a do seu interlocutor. Mas Laine, como assim?! Eu explico...rsrs
Quando você lê um e-mail na rapidez do dia a dia sem controlar a emoção para entender o que outro quer dizer, inconscientemente você coloca a voz do seu interlocutor no texto. E com ela, vem o tom agressivo/alto, que nossa mente imagina e visualiza, assim como as interjeições, pontuações e, algumas vezes, as expressões faciais...rsrs.
É como se o outro estivesse "gritando ou aumentando" o tom de voz na mensagem. E você acaba respondendo no mesmo tom. Ou seja, responde com EMOÇÃO.
Quando você lê, em até 5 vezes, o mesmo e-mail recebido e em voz alta, sua voz, que inicialmente está carregada de emoção, começa a baixar e a interpretar realmente o que o outro quer dizer. Esta técnica possibilita o entendimento correto (nem sempre o outro está lhe desafiando), e você terá um tempo para relaxar e aliviar o estresse emocional. A mente, quando relaxada, lhe faz enxergar com clareza o que o outro está comunicando. Parece absurdo se considerarmos a urgência que estabelecemos atualmente para as coisas, respostas, atendimento. E, por isso mesmo, é que o conflito acaba sendo gerado na comunicação. Na urgência da resposta, e, ainda que a compreensão não seja a correta, você acaba respondendo no calor da emoção ou interpretação. Principalmente, se o conteúdo da mensagem/resposta/solicitação for sobre algo que pareça te desafiar. No entanto, mais vale investir neste tempo e dar uma resposta, SEM EMOÇÃO, do que comprometer uma relação profissional e comercial por falta de habilidade ao se comunicar. Se mesmo assim, ainda restar alguma dúvida sobre o texto, ligue para seu contato (interlocutor) e esclareça suas dúvidas. Tudo aquilo que a gente não tem certeza não passa de alucinação. Então...por que arriscar, não é mesmo?! #ficaadica Laine Oliveira - Consultora e Facilitadora de treinamentos de habilidades comerciais/vendas, comportamentais e relacionais.







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