Como anda a reputação da sua empresa?
- Laine Oliveira

- Mar 13, 2021
- 1 min read
Updated: May 28, 2023

Construir uma marca, inovar na identidade visual ou utilizar estratégias de marketing digital, para se destacar no mercado, garante uma boa reputação?
Não... definitivamente, não!
A reputação de uma empresa é a maneira pela qual ela é percebida pelo mercado e, para as médias e grandes empresas, é o que normalmente abre portas para os profissionais de vendas,
Deve ser constituída pela qualidade dos serviços, produtos, clientes, colaboradores, gestores, investidores, propósito. Sua construção requer paciência e aos poucos. Em muitos casos, até mesmo revisão da cultura da empresa.
Ou seja, tudo deve ser analisado, principalmente em relação à coerência entre discurso e prática.
Segundo o Reputation Institute, empresas com boa reputação são capazes de impulsionar o desejo de consumir em 78%, a vontade de trabalhar para a companhia em 70% e o benefício da dúvida em 64%.
Veja o ranking das 20 empresas com melhor reputação em 2021, segundo a percepção do consumidor, de acordo com o Ranking Merco 2021.
Natura - 1º
Ambev – 2º
Magazine Luiza – 3º
Grupo Boticário – 4º
Google – 5º
Mercado Livre – 6º
Bradesco – 7º
Itaú Unibanco – 8º
Avon - 9º
Netflix - 10º
Unilever - 11º
Nestlê - 12º
Toyota - 13º
Coca-Cola - 14º
Nubank - 15º
Microsoft - 16º
Porto Seguro - 17º
iFood - 18º
Danone - 19º
Amazon - 20º
Além dos critérios citados acima, na edição deste ano foram destacadas as empresas iniciativas e melhor desempenho em ESG, ou seja, em relação à responsabilidade com o meio-ambiente, a sociedade e o compliance (governança).
Fontes: Reputation Institute / Ranking Merco 2021







Comments